domingo, 4 de setembro de 2011

Configurando Conexões - Parte 2

Sempre que trabalhamos em um ambiente de desenvolvimento, costumamos trabalhar com um determinado número de bancos de dados diferentes, ou até mesmo SGBDs diferentes, que normalmente referenciam a alguma(s) aplicação(ões).
Uma outra alternativa que temos, além do uso de variáveis na configuração das conexões, para desenvolvermos um processo de ETL de forma mais rápida e dinâmica, evitando replicar diversas vezes as mesmas conexões a cada transformation ou job criado, é o compartilhamento (share) de conexões.
Para habilitar esta opção, basta clicarmos com o botão direito na conexão desejada, e em seguida selecionar a opção Share, conforme mostra a imagem a seguir:


Toda vez que uma conexão é compartilhada, ela estará indicada em negrito, conforme mostra a figura abaixo:


Tendo feito isto, qualquer transformation ou job criado a partir deste momento, terá como padrão todas as conexões compartilhadas anteriormente.

Além disso, caso seja necessário excluir ou alterar todas as conexões compartilhadas em sua máquina, basta acessar o arquivo shared.xml, que encontra-se na pasta .kettle.    Essa pasta é criada dentro da pasta Users/nome_usuario/


Lembrando apenas que o fato de excluir o arquivo shared.xml, elimina o compartilhamento, porém a conexão criada se mantém.
Em outros posts explicaremos outras configurações avançadas sobre as conexões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário