segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Configurando Conexões

O Pentaho Data Integration permite que conexões sejam configuradas com uma infinidade de bancos diferentes.    Não existe segredo ao configurarmos as conexões que serão utilizadas, mas podemos destacar alguns detalhes interessantes:
  1. É possível estabelecer conexões com quase 40 bancos diferentes, entre eles os mais conhecidos;
  2. É possível criar conexões tanto em transformations quanto em jobs;
  3. Conexões utilizando o Windows Authentication precisam de configurações mais avançadas, que serão explicadas em outro post;
  4. Os campos definidos para as configurações das conexões podem receber variáveis ao invés dos valores diretamente;
  5. Podemos criar diversas conexões de diversos bancos diferentes dentro do mesmo arquivo.
O item 4 pode ser muito útil, quando desenvolvemos processos em um ambiente de desenvolvimento e o mesmo necessita passar por ambientes de homologação até chegar no ambiente de produção.    Utilizando variáveis, os valores da conexão podem ser retirados de um arquivo, como um xml por exemplo, o que facilita muito no momento de alterar as configurações.    Não existe qualquer necessidade de abrirmos a transformation ou o job para alterá-las.

Se você nunca criou uma conexão, basta seguir as instruções a seguir:

Na parte superior esquerda da ferramenta, acesse a opção View e logo após o item Conexões, com um duplo clique ou com o botão direito e acessando a opção Novo.

A próxima imagem demonstra como é a janela que será aberta:


Não existe qualquer complicação quando configuramos uma conexão simples.  Outras opções mais avançadas também podem ser acessadas, conforme o menu na parte esquerda da janela.    Até a possibilidade de clustering é possível com o Pentaho Data Integration.
Caso desejemos substituir os valores por variáveis, as configurações ficarão conforme a imagem a seguir.


Um detalhe muito importante, que não pode ser percebido pela imagem, é que até o próprio campo Password também poderá receber o valor de uma variável, como ${PASSWORD}, por exemplo.
A partir de agora, estaremos aptos a configurar conexões, parte essencial  no desenvolvimento de um  processo de ETL.
O próximo post mostrará como podemos compartilhar conexões, ou seja, deixar uma mesma conexão disponível para qualquer arquivo que for criado dentro de uma máquina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário