segunda-feira, 2 de julho de 2012

Alinhando os Steps

Este post tem o objetivo apenas de dar uma dica simples sobre como melhorar a aparência de uma transformation ou de um job.
É comum, em diversas situações, após a criação e posicionamento dos steps no workspace gráfico do Spoon, visualizarmos nosso trabalho da seguinte forma:


Para alinharmos os steps, a fim de deixar a visualização um pouco mais agradável e até mesmo intuitiva, siga os seguintes passos.


1- Com um clique-e-arraste do mouse, selecione todos os steps que estão na horizontal, conforme a figura abaixo.




Quando os steps estiverem selecionados, eles estarão com a borda destacada em preto, como mostrado nesta primeira figura.


2- Para alinhar os steps na mesma linha horizontal, você deve pressionar CTRL+baixo para alinhar os steps no nível do step mais abaixo desta linha horizontal, ou CTRL+cima para alinhar os steps no nível do step mais acima desta linha.


Observe na figura abaixo o resultado de um CTRL+baixo




Agora que os steps já estão alinhados horizontalmente, ajustaremos por fim os steps que estão (ou deveriam estar) na mesma linha na vertical.


3- Para isso, selecione com um clique-e-arraste os três steps que estão na vertical e pressione CTRL+direita (conforme figura abaixo) ou CTRL+esquerda.




Aprendemos, desta forma, a organizar e melhorar o alinhamento dos steps, permitindo uma visualização mais agradável, além de não precisarmos mais "apanhar" do mouse para alinhar dois ou mais steps.
Apesar de utilizarmos uma transformation neste exemplo, o mesmo conceito aplica-se na organização de componentes dos jobs (job entry).




3 comentários:

  1. Informacao muito util! =)

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Luciano.

    Me chamo Everson, sou programador e há pouco tempo entrei na área de BI.
    Pesquisando no Google encontrei o seu blog, e gostaria de saber sé possível e como se faz para recuperar as linhas afetadas do componente "insert / update" do pentaho. Na verdade no ETL que estou desenvolvendo eu terei vários componentes do tipo "insert / update", por isso eu precisaria no final de todas as transformações somar as quantidades de linhas afetadas em cada componente "insert / update" e gravar em uma variável. Existe possibilidade de trabalhar desta forma? Desde já agradeço.

    Segue o meu e-mail: everson.ean@gmail.com

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, gostaria de pedir uma ajuda, estou com diversos arquivos compactados e tenho que descompactar os arquivos de cada um destes arquivos descompactados com o mesmo nome do compactado tem como?

    ResponderExcluir