sábado, 14 de abril de 2012

Executando um processo no modo Preview

Executar um processo no modo Preview permite que o usuário visualize quais registros (dados) estão passando por cada step de nosso ETL.
O modo Preview só está disponível para as transformations, ou seja, só podemos ver os dados que estão trafegando durante a execução de uma transformation, e não de um job.
O modo Preview é executado pelo botão 

Ao executarmos a transformation neste modo, precisamos definir em qual step a execução será interrompida e os dados serão exibidos, o que fica claro através da figura abaixo.



Note pela figura acima que, antes de executarmos o preview, selecionamos o step Select Values.  Além disso, o campo Number of rows to retrieve está preenchido com o número 1000.    Isto indica que queremos visualizar as 1000 primeiras linhas que passarem pelo step Select Values, e apenas após a visualização destas poderemos decidir entre visualizar os próximos mil registros ou parar o preview.
Caso tenhamos executado o preview sem selecionar um step específico, poderemos fazê-lo selecionando um dos steps na lista à esquerda da janela.

Observe também que é possível definir uma outra condição de pausa, além do número de linhas.    Se marcarmos o checkbox “Pause transformation on condition”, poderemos definir uma ou mais condições onde nosso processo será interrompido, seguindo o mesmo padrão de condições do step “Filter Rows”, cujo funcionamento já foi visto em nosso blog.

Caso a execução de nosso ETL dependa de variáveis, parâmetros ou argumentos que são provenientes de um job ou de outra transformation, podemos definir valores para estes parâmetros/variáveis/argumentos clicando no botão “Configure”.

Ao apertarmos o botão “Configure”, a mesma janela do modo de execução “Run”, que é a execução normal do ETL, será exibida.   A figura abaixo nos mostra exatamente onde preencheremos estes valores, caso sejam necessários.


Tendo em vista estes conceitos, podemos realizar testes com mais eficiência, encontrar problemas e prever diversas situações ao enxergamos com facilidade os dados que estão trafegando em um determinado momento (específico) de nosso processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário